O que é?

A córnea tem função protetora e desempenha papel fundamental na visão. Sua superfície apresenta alta sensibilidade ao toque, sendo considerada uma das estruturas mais sensíveis do corpo. Não por acaso é conhecida como “a janela do olho”. Ela precisa ser forte para proteger a região interna do olho contra traumas ou infecções, por exemplo. Ela não possui uma superfície com curvatura uniforme, sendo assim, sua curvatura na região central é mais definida e acentuada, já nas regiões periféricas é mais plana. 

Muitas situações podem ocasionar perda da função normal da espessura da córnea, causando diminuição da transparência ou regularidade e levando à baixa visão. Questões genéticas, ambientais, alérgicas e infecciosas estão relacionadas as principais doenças que acometem a córnea. 

Algumas são: o Ceratocone, a Síndrome do Olho Seco, as ceratites infecciosas, as distrofias corneanas e o trauma ocular. Todos estes problemas podem ser manejados com sucesso, exceto em raras exceções. Procure um de nossos especialistas, aptos nos mais diversos tratamentos dessas condições.